quinta-feira, 1 de maio de 2008

Senna e Mansell mesclaram momentos de gênio e atitudes infantis em suas disputas

Ayrton Senna e Nigel Mansell sempre se esbarraram desde o início da carreira do brasileiro na Fórmula 1, em 1984. Ambos protagonizaram duelos que até hoje estão guardados na memória dos torcedores. Algumas vezes eles cometiam excessos, mas sempre animavam as corridas da categoria.

No GP da Espanha de 1986, em Jerez de la Frontera, Senna e Mansell disputaram até a linha de chegada. O brasileiro venceu por apenas meio carro. Os dois tornaram-se rivais e se esbarraram mais algumas vezes nesta temporada e na seguinte. Em 1988, Senna contava com a McLaren-Honda MP4/4, um dos melhores carros da história da categoria. Mansell, ao contrário, sofria com um fraco Williams-Judd. Mesmo assim, o inglês era valente. No GP da Hungria, brigava volta a volta com o brasileiro e acabou rodando quando tentava a ultrapassagem.

Em 1989, Mansell mudou-se para a Ferrari, mas continuou com a sina de encontrar Ayrton Senna nos GPs. De novo na Hungria, o inglês realizou uma das mais belas ultrapassagens da F-1, quando, em uma pista estreita, deixou Senna e o retardatário Stefan Johansson, da Onyx, de uma só vez para trás. No mesmo ano, em Portugal, Mansell parou o carro fora da marca no pit stop e deu marcha-a-ré, o que era proibido pelo regulamento.

Resultado: recebeu bandeira preta e foi desclassificado da corrida. Mesmo assim, continuou andando rápido e acabou saindo da prova junto com Senna, quando este se precipitou e tentou a ultrapassagem sobre o inglês.

Senna e Mansell disputaram o título em 1991. No GP da Espanha, ambos dividiram a reta, lado a lado, quase se tocando. Esta cena tornou-se um dos momentos mais célebres da história da F-1. No GP do Japão, Ayrton Senna optou por um duelo direto com o inglês, apostando em sua instabilidade emocional. Deu resultado: Mansell exagerou e saiu da pista, dando o título para o brasileiro.

No ano seguinte, os dois protagonizaram seu último grande duelo na Fórmula 1. Mansell, com sua Williams perfeita, teve um pneu furado no GP de Mônaco e entrou nos boxes para fazer a troca. Ele voltou atrás de Senna que se aproveitou da pista estreita para domar o "Leão". Esta foi uma das vitórias mais sensacionais do brasileiro, que ainda teve o motor estourado logo depois de cruzar a linha de chegada.

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