quinta-feira, 1 de maio de 2008

Conheça os primeiros passos do tricampeão mundial da Fórmula 1 no automobilismo

Ayrton Senna Silva nasceu, em São Paulo no dia 21 de março, de 1960. Filho de um rico empresário, ganhou seu primeiro kart aos quatro anos de idade, o inesquecível 007. Sempre muito incentivado pela família, o garoto aos nove anos já pilotava o jipe do pai nas estradas de barro do interior do estado, perto de suas fazendas.

Sua primeira competição oficial no kart aconteceu aos 13 anos de idade. Em 1973, venceu na estréia, em Interlagos. Entre títulos paulistas de brasileiros, Senna conquistou, em 1977, o mais importante na sua trajetória no kart, o sul-americano. A conquista só veio comprovar uma nova realidade do automobilismo brasileiro: Ayrton Senna.

Em 1981, ele se mudou para a Europa e competiu na Fórmula Ford 1600 Inglesa. Na sua primeira corrida, em Brands Hatch, terminou em quinto lugar. Com excelentes resultados, Senna conquistou seu primeiro título na Europa, na mesma categoria.

No ano seguinte, Ayrton Senna seguiu para a Fórmula 2000. O piloto brasileiro não deu chances para os adversários e chegou à incrível marca de seis vitórias, nas seis primeiras corridas. Senna ainda fez a pole position e a volta mais rápida nas mesmas provas. Ele terminou a temporada com os dois títulos da Fórmula 2000 (europeu e inglês), com 21 vitórias, 15 poles positions e 21 voltas mais rápidas.

Na Fórmula 3, Senna repetiu o sucesso do ano anterior vencendo as nove primeiras corridas do calendário e conquistando o título da categoria. Em 1984, dá inicio a carreira vitoriosa, na Fórmula 1. Depois de grandes resultados nas categorias inferiores, o brasileiro recebeu concites para ser piloto de testes de equipes como: Willians, Lotus, Toleman-Hart e McLaren. Acertou com a Toleman-Hart.

Já na primeira temporada o jovem Ayrton Senna demonstrava sua habilidade no volante, principalmente nas provas com chuva. No Grande Prêmio de Mônaco, ele se aproximava rapidamente do primeiro colocado, o francês Alain Prost, quando o juiz da prova cancelou a corrida devido à forte chuva. Senna terminou sua primeira temporada na nona colocação, com 13 pontos.

No ano seguinte foi contratado como segundo piloto da grande equipe Lotus e viu suas chances aumentarem. Senna logo venceria seu primeiro GP, o de Estoril, em Portugal. Porém, por problemas com o carro, o brasileiro não conseguiu terminar algumas corridas e encerrou o campeonato na quarta posição.

Antes de se transferir para a equipe McLaren, Senna obteve ótimos resultados e se tornou definitivamente um ídolo nacional. Principalmente no período em que a seleção brasileira de futebol foi eliminada pela França na Copa do Mundo em 1986, quando o piloto fez o povo esquecer a derrota com momentos emocionantes na Fórmula 1.

Sem comentários: